Secretário Alexandre Toledo critica postura centralizadora de Luciano Barbosa

  • Redação
  • 18/09/2012 09:58
  • Cidade
Adalberto Custódio

Na manhã desta terça-feira (18), o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, esteve em Arapiraca, onde realizou uma visita de rotina para acompanhar os trabalhos na Unidade de Emergência do Agreste e no Hemoar. Em entrevista ao Minuto Arapiraca, o secretário voltou a lamentar a falta de diálogo entre o prefeito Luciano Barbosa e o Governo do Estado, enfatizando que tal comportamento tem afetado diretamente na qualidade dos serviços de saúde ofertados à população arapiraquense.

“Arapiraca é o pólo de uma macro região. As ações tornam-se inviáveis quando um gestor municipal passa a criar problemas pessoais com o gestor estadual. No processo político é normal haver as divergências, mas quando se tem um mandato em mãos, é necessário agir como gestor, afinal o que está em jogo não são as vaidades políticas ou as mágoas pessoais, mas os interesses da população”, disse Toledo.

O secretário de Estado frisou ainda que Arapiraca já deveria ter uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) construída, o que, segundo ele, desafogaria consideravelmente o fluxo no Hospital Regional. “Tentamos, por várias vezes, trazer a UPA para Arapiraca, mas faltou discussão por parte da gestão municipal. A área de saúde é muito interligada e deveria ter uma relação bastante estreita entre Estado e Município. Não podemos admitir que quando o governador ou as ações do governo cheguem na cidade por uma porta o prefeito saia pela outra”, lamentou.

Alexandre Toledo falou ainda sobre as ações oferecidas pelo governo estadual que, segundo ele, foram negadas pelo prefeito Luciano Barbosa. “O governo do Estado doou ambulâncias para Arapiraca e, simplesmente, o prefeito não quis recebê-las. Os agentes de saúde também foram contemplados com bicicletas para facilitar e agilizar os trabalhos, mas o prefeito simplesmente não quis recebê-las. Hoje esses profissionais continuam andando quilômetros debaixo de sol. A população é quem está pagando o preço dos rancores pessoais do atual prefeito de Arapiraca”, finalizou Toledo.